Pesquisa FAPESP - DNA Cigano
Os transposons são fragmentos que, a qualquer momento, duplicam-se ou se destacam de onde estão e se instalam em outras partes do DNA, às vezes junto a genes essenciais ou até em meio à estrutura desses genes. Na investigação desses curiosos personagens moleculares, o grupo da bióloga Marie-Anne Van Sluys, da Universidade de São Paulo (USP), ataca o genoma da cana-de-açúcar em bloco – um enfoque inovador. E mostra que os movimentos desses fragmentos são menos aleatórios do que se imagina e possivelmente têm papel importante na dinâmica do genoma.
Essa análise em ampla escala tornou-se possível graças aos resultados do Projeto Genoma Cana-de-Açúcar (Sucest), encerrado em 2001, que desvendou sequências do genoma funcional dessa planta essencial na economia brasileira e revelou a existência de 276 elementos de transposição ativos – ou expressos, no jargão da biologia. “Em 2005 demoramos dois meses para convencer o editor da Plant Journal de que o resultado era real, e não uma contaminação”, recorda Marie-Anne. Naquela época, estudos genômicos feitos inteiramente por pesquisadores brasileiros eram incomuns e o resultado surpreendia. Mas a revista acabou publicando o artigo, depois de aceitar o indício de que esses trechos do DNA – também conhecidos como transposons – deveriam ter função, embora ainda não se soubesse qual era.
A partir dos resultados do Sucest e do aumento da capacidade de gerar e analisar enormes volumes de dados, o grupo de Marie-Anne se debruçou de 2009 em diante, em colaboração com colegas do estado de São Paulo, no sequenciamento de mil pedaços seletos do genoma da cana-de-açúcar. Sua equipe hoje parece uma linha de produção de conhecimento científico, e de certa maneira é: uma série de artigos deste ano traz avanços importantes sobre o funcionamento dos transposons.
Aqui você pode ouvir a entrevista com a pesquisadora
Marie-Anne Van Sluys no programa da Pesquisa Brasil (24/08/2012).
Continue lendo a reportagem...
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
sábado, 11 de agosto de 2012
Vídeo: Transgênicos presentes no nosso dia a dia (CIB)
O CIB, em sua seção de vídeos CIBtv, traz curiosidades sobre transgênicos presentes no nosso dia a dia, como as enzimas. Mais de 50% das enzimas utilizadas na produção de alimentos são obtidas por transgenia.
A seção no site conta com diversos vídeos atuais relacionados a agricultura, alimentação, transgênicos e biotecnologia. Veja mais aqui.
Conselho de Informações sobre Biotecnologia
Assinar:
Postagens (Atom)