sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

As 10 carreiras que trazem mais felicidade, segundo os americanos

Ranking elaborado pelo site Career Bliss revela que bons salários não são a única razão por trás do contentamento de um profissional

Talita Abrantes, de Exame.com

 

1. Biotecnologia

Os americanos decidiram entregar o prêmio de carreira que traz mais felicidade à biotecnologia. A profissão recebeu uma pontuação de 3.275 nos nove critérios da pesquisa. Na lista do Career Bliss, os profissionais dessa área apontaram o relacionamento com seus pares como o fator mais importante de seu trabalho.
Ao combinar conceitos de engenharia, tecnologia e ciências biológicas, a carreira, relativamente nova, tem uma área de atuação ampla.
Profissionais de biotecnologia podem atuar em projetos ligados ao setor de desenvolvimento sustentável, na indústria farmacêutica, de alimentos ou mesmo no agronegócio.
No Brasil, a carreira de biotecnologia é uma das mais aquecidas do mercado. Entre os fatores para isso estão a crescente procura por meios para tornar a produção agrícola mais eficiente e os investimentos em projetos ligados a fabricação do etanol de primeira e segunda.

 

2. Atendimento ao consumidor

Com uma pontuação de 3.180 na pesquisa, os americanos que trabalham na área de atendimento ao consumidor chegaram à segunda posição da lista. Para eles, o controle sobre o próprio trabalho é o ponto mais importante da profissão.
A posição dessa carreira no ranking surpreendeu Matt Miller, CTO do Career Bliss, de acordo com a revista Forbes. No entanto, o especialista justifica o fato com as características do próprio trabalho no departamento de atendimento ao consumidor.
Geralmente, segundo ele, os profissionais do setor são pessoas que gostam de se relacionar e ajudar os outros – necessidade que é, perfeitamente, respondida neste tipo de carreira.
No atendimento ao consumidor, eles podem conversar com pessoas todos os dias e ter controle sobre suas próprias tarefas e decisões. Realidade distante da experimentada por algumas categorias de atendimento ao cliente no Brasil,como os serviços de call center.

3. Educação

Na terceira posição do ranking, está o setor de educação com pontuação de 3.084 na pesquisa. De acordo com o estudo, os profissionais do setor são os que mais valorizam suas tarefas diárias, como trabalhar com crianças.

Mas não é só isso que torna os professores do setor de educação infantil dos EUA mais felizes. Na pesquisa, eles avaliaram como segundo ponto mais importante das suas carreiras a maneira como faziam o próprio trabalho. O relacionamento com os colegas é o terceiro item de maior satisfação no setor.

4. Administração

Atuar no setor administrativo de grandes empresas também torna os profissionais mais felizes. Tanto que o cargo alcançou a quarta posição na lista do Career Bliss. Na pesquisa, este tipo de função ganhou pontuação de 3.066.

Uma das razões para a avaliação tão positiva está na rotina diária dos profissionais do setor. De acordo com a pesquisa, esse é o critério mais valorizados pelas pessoas que trabalham na área administrativa.

5. Compras

O poder conferido aos profissionais que trabalham no setor de compras faz dessa carreira a quinta a trazer mais alegria aos seus funcionários. Na pesquisa, o setor ganhou pontuação de 3.065.

De acordo com os organizadores da pesquisa, a rotina permeada por negociações e decisões ligadas às estratégias da empresa trazem um sentimento de satisfação para os profissionais da área.

6. Contabilidade

Com pontuação de 3.059 na pesquisa, a carreira de contabilidade também está em alta no Brasil. Nos Estados Unidos, o ponto de contentamento vai para o fato de que essa é uma área estratégica dentro das empresas.

O crescimento da presença das empresas brasileiras no mercado financeiro internacional está revolucionado o perfil dos contadores no Brasil. Por aqui, ele deixa de está deixando o caráter técnico e adotando uma postura mais decisiva dentro das tomadas de decisões. É deles que parte boa parte das análises que vão balizar as escolhas dadiretoria.

7. Finanças

Se as outras carreiras colocaram um ponto final na ideia de que “dinheiro traz felicidade”, os profissionais de Finanças não acreditam nessa premissa. Com pontuação de 3.046, quem trabalha nesse setor tem olhos brilhantes quando o assunto é dinheiro.

Segunda a pesquisa, o contentamento deles com o trabalho está ligadao ao poder que o setor traz para a sua função.
Vitais para a tomada de decisões e responsáveis por boa parte das transações, quem trabalha no setor não poderia ser mais feliz. Ponto também para os salários competitivos que rodeiam o setor – tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

8. Empresas sem fins lucrativos

Com pontuação de 3.0039, os profissionais das empresas sem fins lucrativos admitem contentamento com a sua função.

Motivos não faltam. Segundo a pesquisa, em ordem de relevância, está o fato de controlar suas tarefas diárias, relacionamentos com colegas de trabalho e o tipo de atividade que faz diariamente. Tudo sob a justificativa de fazer obem à humanidade.

9. Saúde

Cuidar da saúde de terceiros também traz felicidade. Pelo menos, segundo os profissionais de saúde que deram nota de 3.039 pontos para o setor.

No Brasil, com o envelhecimento da população e enriquecimento da classe média, o setor está em ebulição. Médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, estão entre os profissionais com mais chances de valorização no país nos próximos anos no setor privado.

10. Direito

O salário competitivo é o principal fator por trás dos 3.035 pontos conferidos ao setor jurídico na pesquisa. Mas o que deixa advogados e outros profissionais da área de Direito mais sorridentes vai além dos bolsos mais robustos.
Reconhecimento social e prestígio da profissão também são responsáveis pela felicidade que embala a carreira dos profissionais que trabalham no setor, como os personagens da série The Good Wife. Está aí uma pista para o motivo que induz tanta gente a torcer para que você fizesse o curso de Direito na graduação.

Um comentário:

  1. É isso ai pessoal, estarmos na hora e no lugar certo faz toda a diferença! Parabéns a todos os que escolheram enfrentar o desafío que a biotecnologia oferece!

    ResponderExcluir