terça-feira, 24 de abril de 2012

Banana transgênica combate deficiência em ferro

Cientistas australianos modificaram geneticamente a banana para que a fruta, rica em vitaminas, apresente também alto teor de ferro.
O professor James Dale, que coordenou o projeto da Universidade de Tecnologia de Brisbane, estado de Queensland na Austrália, afirmou que a conquista faz parte de um programa de biotecnologia que visa compartilhar a descoberta com pesquisadores da Índia. Segundo Dale, “a escolha pelo nutriente se deu em virtude da alta taxa de deficiência de ferro entre os indianos, já que a dieta vegetariana pode ser carente desse mineral”.
O professor revela que a estratégia é aproveitar o fato de a Índia ser o país que mais cultiva banana no mundo. “Tudo o que é produzido lá é para consumo interno”, afirma. Investir na produção em larga escala de bananas geneticamente modificadas poderá contribuir para reduzir não só o número de mortes por anemia, como também as outras doenças consequentes da deficiência de ferro.
Espera-se que, após a fase inicial de quatro anos de pesquisa, sejam necessários mais cinco anos para que as frutas transgênicas estejam disponíveis para os agricultores.


Fonte: CIB
Mais em: QUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário